quarta-feira, outubro 18, 2006

Socialista, mas pouco

Uma reportagem da emissora romena ProTV, que acompanhava uma expedição aos Himalaias, mostrou recentemente imagens chocantes, nas quais guardas fronteiriços chineses disparavam arbitrariamente sobre um grupo de pessoas. Tudo leva a crer que se tratavam de tibetanos procurando fugir para o Nepal ou para a Índia. O vídeo é num aspecto inequívoco: nem todos foram bem-sucedidos.

O PS – que convidou o Partido Comunista Chinês a participar no seu Congresso – foi interrogado pelo “Público” relativamente a este sucedido. Os comentários, a cargo de Paulo Pisco (membro do departamento internacional do PS), são extraordinários.

“O convite está feito, não o vamos retirar”, começou por dizer, acrescentando que “o PS e o PCC têm uma relação institucional forte e antiga que vem dos tempos da passagem de Macau para a China”. O melhor vem a seguir. Pisco refere que as relações entre Portugal e China vivem “um especial momento”, nomeadamente devido às “parcerias” estabelecidas entre os dois países. E conclui: “São coisas que pesam em vários níveis” (“Público”, 17/10/06, sem link).

Para quê complicar? Afinal, é tudo uma questão de “coisas” e “níveis”. E já se sabe que o valor e a dignidade da vida humana andam mal cotados. Espero que as ditas “parcerias” não me impeçam de chegar tranquilamente a Badajoz...

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pois é. Não tinha conhecimento dessa relação tão estreita, mas gostaria de saber se o PS tem assim legitimidade para criticar os convites endereçados pelo PC para a Festa do Avante. Bem se vê que os princípios éticos estão feridos de uma relatividade assombrosa; o kata kairos dispensou a simultaneidade do kat'arete e do kata logon, se é que me entendes.

18/10/06 08:45  
Anonymous Anónimo said...

É exactamente essa "relatividade ética" que me fez escrever o post. Porque vieram as FARC ao Avante, caiu o carmo e a trindade! Mas claro, guardas chineses a fazer tiro ao alvo não é nada de grave... "São coisas", são "outros níveis"!

18/10/06 13:31  
Anonymous Anónimo said...

Gostei muito do último artigo

18/10/06 21:11  

Enviar um comentário

<< Home