terça-feira, novembro 21, 2006

Certificado de Qualidade (II)

Uma outra edição fundamental - curiosamente no lado oposto do espectro ideológico - é a tradução portuguesa do clássico Sobre a Liberdade (On Liberty), de John Stuart Mill, um dos escritos fundadores do liberalismo, no qual se traçam os limites da intervenção do Estado e da sociedade face à livre expressão da acção individual. Stuart Mill define esta última como a mais radical manifestação de liberdade, apenas sujeita ao “princípio de dano” (harm principle), que estabelece ser a acção de cada indivíduo totalmente livre enquanto não prejudicar ou condicionar as outras pessoas – circunstância exclusiva em que a intervenção do Estado se justifica.

A par desta defesa de um individualismo matricial, Stuart Mill desenvolve ainda uma notável apologia da liberdade de expressão, condição essencial para o progresso das instituições, para o desenvolvimento da ciência e para a existência de uma sociedade culta e emancipada. Inexplicavelmente, esta obra fundamental, agora publicada pelas Edições 70 (tradução de Pedro Madeira, 16,80 €), encontrava-se ausente das livrarias portuguesas há mais de duas décadas.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Já agora, a little inside information: atentar à segunda metade de 2007, pois a Círculo de Leitores publicará uma colecção de curtos clássicos de filosofia política. Spinoza (TP), Maquiavel (Principe), Marx (Revolução), Platão (Político), Burke (Reflections), Hobbes (De Cive), etc, em traduções novas ou antigas melhoradas.

21/11/06 12:22  

Enviar um comentário

<< Home