segunda-feira, novembro 13, 2006

Quiz show

Na revista “Actual” do Expresso, anunciam-se os “destaques” televisivos da semana. Aí encontramos a referência ao jogo Portugal-Cazaquistão, a disputar na próxima quarta-feira. O comentário jornalístico que o acompanha é precioso: “A selecção nacional de futebol tem mais confiança que resultados positivos na caminhada para o Euro 2008. As «tropas» de Scolari, no entanto, sabem que uma vitória em casa sobre o Cazaquistão apagará todas as dúvidas e confirmará Portugal entre os qualificados para o grande evento que começa já daqui a ano e meio.”

Pedem-se justificações para este encantador naco de prosa:

a) o autor é na verdade um famoso dirigente da Federação Portuguesa de Futebol, que, preocupado com a fraca venda de bilhetes, gizou uma estratégia de marketing condenada ao sucesso, transformando este encontro pacato num jogo de vida ou morte.

b) trata-se de um requintado exercício de desinformação, com um toque humorístico, de um jornalista que estagiou no “Inimigo Público” e que anseia fazer parte da equipa do Gato Fedorento.

c) estamos perante um especial conhecedor do Cazaquistão, esse poderoso obstáculo que se atravessa no caminho português. Apesar de Portugal ter apenas uma vitória em três jogos, e de faltarem onze partidas para terminar a qualificação, o jornalista crê que um triunfo sobre esta potência mundial bastará para amedrontar os nossos adversários. Depois de batido o Cazaquistão, vencer a Sérvia e a Polónia é canja!

O vencedor habilita-se a um prémio extraordinário. Se responder correctamente à nossa questão nas próximas 24 horas e conseguir identificar o nome de um jogador do Cazaquistão, beneficiará de uma entrevista exclusiva com o compositor desta peça singular.