terça-feira, dezembro 12, 2006

Filosofia e Ciência

A Universidade Nova de Lisboa promove na próxima sexta-feira um debate dedicado ao tema “Relevância da Filosofia na Sociedade de Hoje”. Parece-me uma iniciativa louvável, que conta com um excelente conjunto de oradores: João Lobo Antunes, Carlos Fiolhais, Rosa Maria Perez, Nuno Crato e José Gil. Num momento em que a disciplina de Filosofia se encontra em estado moribundo no programa escolar do Secundário, e em que a própria Licenciatura regista uma quebra significativa na procura dos estudantes, a existência deste género de encontros é obviamente relevante.

Questiono, todavia, a pertinência da escolha do painel de participantes. Não duvido de que se trata de uma série de personalidades de nomeada, com grande visibilidade pública e contribuições académicas de relevo. Mas pergunto-me por que é que num debate sobre Filosofia estão presentes um neurocirurgião, um professor de Física, uma antropóloga especialista na sociedade indiana, o presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática e apenas um professor de Filosofia.

É desejável que a Filosofia seja discutida num âmbito interdisciplinar, considerando a sua peculiar aptidão para se inscrever no espaço público como mecanismo de problematização social, política, etc. Isto não significa, contudo, que a Filosofia deva ser discutida unica e especificamente por personalidades ligadas a essas mesmas áreas de intervenção prática. A opção por este painel onde figura somente um filósofo, e no qual abundam cientistas, sublinha o carácter utilitário com o qual se pretende, actualmente, revestir a Filosofia, desprezando assim a dimensão metafísica que a distingue.

1 Comments:

Blogger sofia said...

mas o titulo do encontro é elucidativo. há foruns diferentes para discutir coisas diferentes. e a filosofia tem muitas dimensões, e não me parece mal discuti-las separadamente... não te preocupes, que a dimensão metafisica não se perde. nunca...

12/12/06 10:46  

Enviar um comentário

<< Home