quarta-feira, janeiro 17, 2007

Duvidanças de uma mente curiosa, 8

Ainda a propósito do concurso Os Grandes Portugueses:

1) Como é possível que a grande personagem larger than life do século XIX português, Antero Tarquínio de Quental (nome já de si extraordinário), nem sequer figure na lista dos cem?

2) Como é possível que figurem na lista humoristas como Herman José e Ricardo Araújo Pereira, e ninguém se tenha lembrado da mais cómica personagem dos nossos dias, Pedro Santana Lopes? (Tanto mais grave sabendo que a dita personagem tem um séquito fiel.)

3) Como é possível que os poucos portugueses que fizeram coisas que realmente proporcionaram um progresso da humanidade ou um, como diria Bacon, advancement of learning (como Fernão de Magalhães, Pedro Nunes, Bartolomeu de Gusmão ou o Padre António Andrade), não figurem na lista ou, figurando, apenas em posições irrisórias?

4) Como é possível que José Mourinho, que se autoproclama o maior setubalense de todos os tempos, venha apenas na vigésima posição, e atrás de Pinto de Costa? (Com a consolação de ambos virem à frente de Eça de Queirós.)

5) Será que as pessoas que votaram na Rainha Isabel, a esposa do Rei Dinis, sabem que ela não era, em rigor, portuguesa? Ademais, se laços de parentesco a portugueses contam como critério, posso invocar Espinosa como merecedor do top ten?

6) João Morgado Fernandes, no DN de Domingo, dizia que quem ganhará provavelmente o concurso será Camões ou Vasco da Gama, constrastando com as vitórias de Winston Churchill em Inglaterra, De Gaulle em França, e Adenauer na Alemanha, significando isso que Portugal é tão atrasado que nem tem como grande português alguém do século XX. Mas pergunto: a Alemanha, que nos deu Beethoven, Kant, Hegel, Goethe, Einstein... acha que Adenauer é o seu maior de sempre?! A Inglaterra, que nos deu Shakespeare, Newton, Milton... acha que Churchill é o seu maior de sempre?! A França, que nos deu Descartes, Rousseau, Hugo, e aquela estranhíssima personagem chamada Napoleão... acha que De Gaulle é o seu maior de sempre?! Enfim, não seremos afinal todos um pouco atrasados?

3 Comments:

Blogger André, o campos said...

Como é óbvio, sei eu tanto de nacionalidades francesas quanto os votantes na Rainha Isabel de nacionalidades portuguesas.
Rousseau, obviamente, não era francês, mas sim suíço.

17/1/07 18:08  
Anonymous Anónimo said...

Estás perdoado!

18/1/07 19:07  
Anonymous Anónimo said...

Carissimo Campos,

um erro grave que não retira mérito ao seu comentário.

Uma sugestão: porque não responde aqui no blog qual o seu eleito. Seria engraçado para as 2 pessoas que lemos este blog (Sofia e eu) podermos também criticá-lo pela sua opinião.

Mourinho talvez?? Eusébio?? Eu??

25/1/07 20:02  

Enviar um comentário

<< Home