sexta-feira, janeiro 05, 2007

O estado das contas

Anda por aí um grande entusiasmo entre a oposição – tanto à esquerda como à direita – desde que o Tribunal de Contas lançou suspeitas sobre as contas do Estado. Lamento não partilhar desta excitação. Saber que o défice real é superior ao previsto, que existem incorrecções nos cálculos das despesas (inevitavelmente por defeito) e das receitas (por excesso) não é uma questão que me mereça sorrisos. Claro que os partidos, na sua habitual miopia, só vêem neste caso eventuais ganhos políticos. Infelizmente, se as suspeitas do Tribunal de Contas se confirmarem, há apenas uma triste e grave conclusão a inferir: os sacrifícios que os portugueses fizeram nos últimos anos foram inúteis.

A política dos “pequenos passos”, apregoada ternamente por Sócrates pelo Natal, e o “impulso reformista” de que o PS tanto se gaba, não passam afinal de uma ilusão que alimenta os mais ingénuos. Prometi a mim mesmo não ceder a catastrofismos, mas cada vez mais me convenço que Portugal se vai tornando num país inviável.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este post pela sua gravidade faz-me pensar que não vou fazer o mesmo com as minhas contas domésticas.
A corrida que os Portugueses fizeram ao consumismo não estará na linha do discurso do nosso primeiro?
- Vamos acreditar nas boas notícias e depois logo se vê...

6/1/07 12:05  

Enviar um comentário

<< Home