domingo, maio 27, 2007

Duvidanças de uma mente curiosa, 30

A propósito de Zodiac, de David Fincher:

1) É impressão minha, ou já vimos outrora este filme? Chamava-se JFK, realizado por Oliver Stone...

2) Mais do que um thriller, este não é sobretudo um "filme histórico"? Pelo menos alguns pormenores de representação dos anos 70 são deliciosos...

3) Não é Robert Downey Jr. o actor que mais se destaca pela qualidade da interpretação?

4) Vi o filme num cinema de pipocas. Pouca coisa me surpreende hoje em dia, é certo, mas não pude deixar de reparar que grande parte da sala ria ruidosamente e com gosto em todas as cenas dos homicídios. Estultícia? Forma de aliviar a tensão que a cena provoca? Fiquei preocupado por mim: é que não consigo perceber a piada na representação de uma cena em que um casal amarrado é brutalmente esfaqueado. Ou há algo de errado nos outros, ou há algo de errado em mim. Como não acredito que todos os outros estejam errados e só eu certo, o erro deve estar em mim. A não ser que os meus colegas de sala de cinema sejam todos serial killers em potência... Estarei cada vez mais afastado da realidade?