quarta-feira, junho 13, 2007

13 de Junho

Detesto feriados a meio da semana. As pessoas empregadas estão felizes. Não têm que ir trabalhar, não têm que aturar o patrão. Eu não estou mais feliz nem menos feliz do que em qualquer outro dia. Não tenho patrão e quero trabalhar.

As pessoas estão felizes porque podem sair à noite na véspera, ou deitarem-se tarde. Eu já faço isso todos os dias. As pessoas estão felizes porque podem acordar depois do meio-dia. Eu faço isso todos os dias, excepto nos feriados a meio da semana, porque os vizinhos de cima acordam mais cedo, para ouvir êxitos de duplas brasileiras manhosas.

As pessoas estão felizes porque “podem descansar”. Eu não estou cansado. Mas é feriado, tenho que descansar. Ou sair de casa, “para aproveitar o dia especial”. Mas o metro está mais lento, muitos sítios estão fechados, a cidade está morta. A mim parece-me o pior dia para se sair de casa.

No fim do feriado, as pessoas estão mais relaxadas, “recuperaram energias”. Eu dormi menos horas, e sinto-me culpado porque fiquei a trabalhar, ou sinto-me culpado porque não fiquei a trabalhar. Estou exausto, entediado e consumido por remorsos. Espreito o calendário: o próximo feriado é só dia 15 de Agosto. Graças a Deus.