quarta-feira, julho 11, 2007

Clara Ferreira Alves: o delírio

"Nos últimos tempos deixei de ler ficção, poesia ou romance, e tenho lido ensaios. Economia, história, jornalismo, biografia e autobiografia, mais do que política ou filosofia. A política e a filosofia não conseguiram acompanhar as transformações prodigiosas da história das últimas décadas, e afundaram-se na trivialidade, em fenómenos de ego e moda, citação interpares, esquemas de sobrevivência e protecção mútua, e corrupção financeira e moral." ("Expresso", Revista Única)

"Esquemas de corrupção financeira"??? Especialmente a filosofia que, como todos sabem, faz correr rios e rios de dinheiro...

3 Comments:

Blogger batuta said...

Talvez esteja a ler mal. Eu leio assim:
Filosofia: "e afundaram-se na trivialidade, em fenómenos de ego e moda, citação interpares, esquemas de sobrevivência e protecção mútua,"
Política: "e corrupção financeira e moral."
Talvez seja este o sentido pretendido no texto.

11/7/07 23:34  
Anonymous Anónimo said...

Só se essa mulher não souber o que escreve... O sujeito na frase parece-me evidente.
Julgo que aparecer na televisão, e ainda por cima num programa do contra, dá cada vez mais destaque e enche o ego. Vamos lá ver é se não acaba como a outra que tinha má lingua e agora dedica-se a programas pós-almoço que tentam imitar o modelo Oprah.

12/7/07 00:00  
Blogger André, o campos said...

Caros Zé e Zeca:

mais do que surpreender o que a personagem diz da filosofia e da política, o que mais me surpreendeu foi mesmo o que ela diz andar a ler: economia?? Mas algum de nós consegue imaginar Clara Ferreira Alves na praia com aqueles calhamaços escritos em inglês e de calculadora em punho para saber se o multiplicador keynesiano ainda funciona?

12/7/07 01:02  

Enviar um comentário

<< Home