domingo, julho 01, 2007

Duvidanças de uma mente curiosa, 41

A propósito do ciclo Roger Corman na Cinemateca, e de Grindhouse:

- Porque é que o cinema de série B, que assim era chamado por uma qualquer razão atendível entalada entre a pobreza da imagem, o baixíssimo orçamento, e a idiotice dos argumentos, abraça agora de tal maneira a porcaria crescente que se vem tornando o cinema de série A, que a própria série B vem a ser considerada por muitos como o melhor que a série A tem para oferecer?

A propósito de livros autografados:

- Alguém repara na minha aversão em pedir aos autores dos livros que assinem os exemplares por mim comprados. Serei eu o único a ter tal inclinação? Sempre me fizeram confusão as feiras do livro, em que pessoas enfileiradas esperam tempos a fio para ver outra pessoa assinar os seus livros. O texto saiu dos dedos de um autor, aquele sujeito ali; mas eu comprei o livro, é meu, o texto deste livro é meu, a minha interpretação dele é tanto ou mais legítima do que a do autor, que agora não é senão um releitor da sua obra; se o livro é meu e a minha interpretação do seu texto tanto ou mais valiosa, e se acabei de o comprar (e custou-me caro), vou pedir ao tal sujeito que o rabisque a seu bel-prazer? O livro é meu, é novo, não o quero rabiscado por outra pessoa. Ou serei demasiado apropriado ao que não foi inicialmente meu? (Aqui há uns anos, na capa de um livro de Jerry Seinfeld, vinha a frase "this is my book but you can read it": mas para mim, olhando-o, só pensava "this is my book even though you wrote it". Não deveria ser afinal o autor a pedir autógrafos aos seus leitores?)

2 Comments:

Blogger sofia said...

tenho uma ideia de algures ter lido que o borges disse que "cada vez que alguém lê um livro está a escrevê-lo de novo". levas isso muito a sério...

2/7/07 10:19  
Blogger André, o campos said...

Bastante a sério. O autor que "publica" sabe que o texto não mais é seu, é do "público": é isso o publicar, um "dar" (transferir para...) ao público. Mas se bem me lembro, ainda antes de Borges, a ideia vem de Oscar Wilde...

2/7/07 14:42  

Enviar um comentário

<< Home