terça-feira, julho 17, 2007

Eleições em Lisboa (iii): o sétimo vereador

Era a grande dúvida destas eleições: conseguiria ou não o PS eleger Gabriela Ventura, a sétima da sua lista? Se conseguisse, a constituição de uma coligação maioritária no executivo (nove vereadores) seria relativamente simples para António Costa: bastaria recorrer à CDU (dois vereadores) – repetindo um acordo do passado recente –, ou coordenar esforços com os dois vereadores da lista de Helena Roseta.

Com a não-eleição deste sétimo vereador, o caso complica-se. Todas as hipóteses parecem ter graves inconvenientes. Um acordo com a lista de Carmona (três vereadores) seria visto pelo eleitorado socialista como um paradoxo, já que estas eleições se deveram justamente ao facto de o executivo liderado por Carmona se ter envolvido em grandes trapalhadas. Uma coligação com o PSD parece ser politicamente impensável, depois de os sociais-democratas terem sido destroçados nas eleições.

Resta, pois, a firmação de uma dupla coligação – um risco enorme para a coesão do executivo, tanto mais quanto ela teria que vir da esquerda, actualmente em confronto explícito com as políticas do governo socialista (de que Costa era e é um rosto marcante). Um acordo com Roseta (2) e Sá Fernandes resultaria num cocktail explosivo, com três independentes a poderem minar as ambições socialistas a qualquer momento. Uma coligação com a CDU e Roseta seria talvez mais estável, mas dificilmente poderia resistir se o PCP continuar a ser uma voz muito crítica do Governo de Sócrates – como tem acontecido até aqui. Por fim, um acordo com a CDU e Sá Fernandes é politicamente improvável, dado o persistente conflito entre comunistas e bloquistas.

Costa terá recebido um presente envenenado: resolver este imbróglio é um desafio enorme à sua liderança. Na melhor das hipóteses, Costa conseguirá disciplinar alguns adversários e atenuar a sua cedência aos olhos do eleitorado. No pior cenário, o executivo ficará bloqueado durante dois anos. Pairam nuvens negras sobre Lisboa.

Etiquetas: