sexta-feira, outubro 19, 2007

Mais Europa

Os líderes europeus chegaram a acordo quanto ao novo Tratado da União Europeia – um mecanismo decisivo para o seu melhor funcionamento. Mesmo os mais ciosos em relação à soberania nacional, e mesmo aqueles que – como eu – não apreciam particularmente os cinzentos meandros institucionais de Bruxelas, devem reconhecer que se trata de um importante passo no aprofundamento do mais extraordinário projecto político de cooperação e integração do nosso tempo.

Todavia, é fundamental que este êxito não turve as prioridades dos seus arquitectos. O projecto europeu tem-se desenvolvido à margem dos cidadãos, cuja opinião é frequentemente desvalorizada. O desejo de construir uma Europa mais forte deve ter em conta o carácter democrático e popular do projecto europeu. Por conseguinte, o modo como alguns políticos têm sistematicamente posto em causa a capacidade de os cidadãos exercerem um juízo político qualificado e esclarecido sobre a estrutura e o futuro da União Europeia conduz a um enfraquecimento desse mesmo projecto. Não proceder a uma ratificação popular deste Tratado (por via de um referendo) é um erro político crasso, que retirará legitimidade a este passo histórico, podendo mesmo ameaçar a sua eficácia e a sua continuidade.

2 Comments:

Blogger MANUEL HENRIQUES said...

estou 100% de acordo consigo

19/10/07 23:52  
Blogger José Gomes André said...

Obrigado, caro Manuel. E pelo que leio do que escreve, acredito que estaremos de acordo pelas mesmas razões.

Infelizmente, o BE e o PCP também estão do nosso lado, quanto à necessidade de um referendo. É uma péssima companhia, mas quero pensar que somos impelidos (nós vs. eles) por motivos diferentes...

Um abraço!

22/10/07 03:05  

Enviar um comentário

<< Home