quarta-feira, outubro 10, 2007

Por onde começar?

Em viagem, ouço uma entrevista na rádio a Manuela Ferreira Leite. O tema é a educação. A ex-ministra exige uma renovação dos processos educativos, mas quando o jornalista a questiona sobre os métodos necessários, Ferreira Leite responde: “não há fórmulas mágicas”. Tem toda a razão, pois o problema é complexo. Mas tenho uma pequena e modesta sugestão que cabe num só parágrafo.

Responsabilizar os professores, exigir mais aos alunos. Deixar de insistir que a escola visa “promover competências”, recuperando a ideia de que serve para adquirir conhecimentos. Não recompensar a mediocridade. Estimular a ambição dos alunos. Valorizar os resultados. Punir os professores que faltam com frequência. Chumbar os alunos inaptos. Premiar os alunos que foram capazes de se superar a si próprios.

Ou seja, o contrário de tudo o que se tem feito nos últimos dez anos.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Permito-me corrigir apenas queesta grande confusão tem dez anos. Tem mais: - Ela vem-se desenvolvendo a a partir do momento em que de repente fomos confrontados com as estatísticas da UE: somos os que apresenta piores resultados na literacia e na matemática. os sucessivos governos têm legislado sem cessar, os ministros têm sido mais que muitos mas os professores não têm sido chamados ao protagonismo e o pior de tudo é que os ministros não têm actuado em uníssono com os professores antes os ameaçam, os despromovem e os formam apenas para a tolerância dos comportamentos desviantes dos alunos.
isto está mesmo complicado!

10/10/07 19:58  
Anonymous Anónimo said...

Bem... a senhora, convém lembrar, já foi ministra da educação, e os resultados foram os que se sabem.

11/10/07 13:56  

Enviar um comentário

<< Home