sexta-feira, novembro 02, 2007

Avanços e recuos (II)

O pior de tudo é que esta suposta alteração no "Estatuto do Aluno" não passa disso mesmo: uma ligeira correcção que não modifica o essencial. Ao remeter para os conselhos directivos a decisão de reprovar o aluno por excesso de faltas (e apenas em última instância), a nova lei insiste nos mesmos erros: desautoriza o Professor (que nada pode fazer perante um aluno que pura e simplesmente se está nas tintas para as aulas), desresponsabiliza o aluno e convida-o ao absentismo (pois sente que não existem consequências directas e imediatas para as suas faltas) e lança a batata quente nas mãos de um órgão que não pode tomar uma decisão racional (pois não sabe nem pode saber os verdadeiros motivos das faltas).

A nova lei limita-se a criar um labirinto burocrático para o qual toda a gente é convocada (pais, alunos, conselhos directivos, professores, encarregados de educação) mas onde ninguém sabe realmente que papel desempenha. Foi pior a emenda que o soneto.

2 Comments:

Blogger Tiago Loureiro said...

Após tanta trapalhada, não há prova de recuperação que valha à ministra. E como as negativas têm sido tantas, mais do que reprovar, já chegou a altura de pensar na sua expulsão.

http://oamigodoalheio.blogspot.com/

3/11/07 02:19  
Blogger nelio said...

no meio de tanta papelada, nem sei como é que os professores ainda têm tempo para ensinar...

4/11/07 15:29  

Enviar um comentário

<< Home