terça-feira, janeiro 15, 2008

América a votos: Republicanos ao rubro

Nesta terça-feira o Michigan vota para as Primárias. A disputa entre os Republicanos promete ser crucial, especialmente para Mitt Romney, que liderou durante vários meses as sondagens no Iowa e em New Hampshire, mas acabou por perder para Huckabee e McCain. Romney tem uma máquina política bem oleada e com amplos recursos financeiros, mas a sua candidatura gera pouco entusiasmo entre o eleitorado: Romney é demasiado errático nas suas posições, não tem um discurso cativante, falta-lhe espontaneidade e o seu mormonismo suscita desconfiança. No Michigan, Romney joga uma cartada decisiva: uma vitória pode inverter a queda das últimas semanas; nova derrota – mesmo que mínima – produzirá certamente um golpe letal nas suas aspirações.

McCain é o principal adversário no Michigan. O enfant terrible do Partido Republicano é um dos favoritos a nível nacional e um triunfo esta noite reforçaria fortemente a sua candidatura, que renasceu em New Hampshire. McCain é uma espécie de antítese de Romney: não tem o apoio de uma máquina política forte, não tem muito dinheiro e não apresenta uma imagem muito cuidada, mas aposta tudo num discurso claro e incisivo. O antigo soldado tem uma vasta experiência política e a sua mensagem ao centro em questões sociais torna-o popular entre os independentes.

As Primárias Democratas no Michigan são irrelevantes. O Estado quebrou as regras do Partido antecipando a data da votação e a punição foi exemplar: a delegação do Michigan não será aceite na Convenção Democrata (o que significa na prática que os resultados não serão tidos em conta para a escolha do candidato). Edwards e Obama nem sequer constarão dos boletins de voto, pelo que será praticamente impossível retirar uma leitura política dos resultados.

:: Última sondagem (Reuters/Zogby): Republicanos: McCain (27%), Romney (24), Huckabee (15), Ron Paul (8), Giuliani (6).