domingo, janeiro 27, 2008

Obama vence na Carolina do Sul...

... com um triunfo esmagador (55%), deixando Hillary (27) e Edwards (18) a uma longa distância. Obama contou naturalmente com o voto negro (81%), conseguindo excelentes resultados entre o eleitorado mais jovem (67% na faixa etária abaixo dos 30 anos) [ver dados aqui]. Nesta fase inicial das Primárias, Obama inverteu a lógica prevalecente nos últimos seis meses, que apontava Hillary como a super-favorita. Obama teve óptimos resultados em diferentes desafios eleitorais (no Sul, no Norte, no Oeste), vai recolhendo apoios (John Kerry, Caroline Kennedy) e conferiu definitivamente à sua candidatura um cariz “nacional”. “Yes, we can” já é mais que um simples slogan.

Esta situação só é possível porque Hillary Clinton cometeu vários erros de palmatória. O primeiro foi ter descrito o seu próprio triunfo como “inevitável”: transmitiu uma imagem de arrogância que apenas a enfraqueceu. Por outro lado, rodeou-se de uma série de conselheiros ligados ao establishment de Washington, conferindo um cariz demasiado artificial à sua candidatura e a ideia de uma continuidade política face ao passado – numa América que clama por mudança. E até mesmo a participação hiperactiva de Bill Clinton pode estar a trazer mais prejuízos do que benefícios (ofuscando a verdadeira candidata).

Mas Hillary não se ficou por aqui. No início da campanha, Hillary recusou por diversas vezes responder a perguntas nas sessões de esclarecimento. Naturalmente, o eleitorado não gostou de ver a sua digressão transformada numa espécie de cerimónia de aclamação. E nas últimas semanas, Clinton e o seu staff lançaram várias farpas a Obama, recorrendo a insinuações e a alguns golpes baixos para diminuírem a candidatura do seu rival. Os resultados estão à vista: no início de Dezembro, Clinton aparecia na frente das sondagens na Carolina do Sul; dois meses depois perdeu por 28 pontos de diferença. Semelhante desastre só é comparável à candidatura Republicana de Giuliani...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Cá estou eu de novo a congratular-me pela infomação clara e isenta que sempre encontro no bem pelo contrario

29/1/08 10:39  

Enviar um comentário

<< Home