terça-feira, janeiro 29, 2008

Primárias na Florida

O “Sunshine State” vai hoje a votos. Porque se trata de um Estado com grande peso demográfico, esta poderá ser uma eleição importante. Tanto mais se tivermos em conta que na Florida existe o sistema de “o-vencedor-leva-tudo” (para os Republicanos); ou seja, quem obtiver a maior votação conquista todos os delegados. Isto significa que uma vitória na Florida permite obter quase tantos delegados de uma só vez como todos aqueles conquistados até aqui nas seis votações anteriores por Mitt Romney, que lidera o campo Republicano.

Com Giuliani a afundar-se cada vez mais e Huckabee em dificuldades (a sua campanha está literalmente sem dinheiro e conta com poucos apoios no partido), as atenções estão viradas para o duelo entre McCain e Romney. O primeiro é muito popular entre os moderados, enquanto os conservadores apoiam preferencialmente o segundo. As últimas sondagens apontam para um empate técnico.

À semelhança do que aconteceu no Michigan, as Primárias Democratas na Florida são na prática irrelevantes. O Estado quebrou as regras do Partido antecipando a data da votação, pelo que os resultados não serão tidos em conta para a escolha final do candidato.

:: Última sondagem (Rasmussen): McCain (31%), Romney (31), Giuliani (16), Huckabee (11).