quinta-feira, janeiro 31, 2008

Sherlock Holmes e o Homem Perfeito

No blogue Bomba Inteligente diz-se que Sherlock Holmes é o Homem Perfeito (com maiúsculas) pela sua elegância revelada em The Boscombe Valley Mystery. Mas logo no conto seguinte das Aventuras de Sherlock Holmes, intitulado The Five Orange Pips, Watson relembra um documento que havia escrito descrevendo o seu amigo Holmes:

«'It was a singular document. Philosophy, astronomy, and politics were marked at zero, I remember. Botany variable, geology profound as regards the mudstains from any region within fifty miles of town, chemistry eccentric, anatomy unsystematic, sensational literature and crime records unique, violin player, boxer, swordsman, lawyer, and self-poisoner by cocaine and tobacco. Those, I think, were the main points of my analysis.' Holmes grinned at the last item.»

Se este é o homem perfeito (mesmo assim, com minúsculas), vou ali e já venho...

2 Comments:

Blogger Charlotte said...

Uma maravilha de descrição! A minha total admiração para Mr. Holmes.

31/1/08 17:36  
Blogger Kennedy said...

Meu caro, em análise a crítica feita por ti, utilizando, o trecho acima, cabe ai uma ressalva. O trecho acima, é a maneira o bom Dr. Wathson, descreve o seu companheiro de quarto, o Sir. Sherlock Holmes, num das primeiras novelas escritas por Dolly. Entretanto, a falta de conhecimento em areas "comuns" são explicadas no mesmo livro, pelo SH em outras palavras, como sendo eliminadas de seu cerebro por serem inuteis a atividade por ele exercida (de que vala saber se o sol gira em torno da terra ou se a terra gira em torno do sol, para resolver um caso de homissidio?) e é nessa parte, que Dolly, através de SH, expoe o que para ele seria a memoria: "— Veja — explicou-me: — Considero o cérebro de um homem como sendo inicialmente um sótão vazio, que você deve mobiliar conforme tenha resolvido. Um tolo atulha-o com quanto traste vai encontrando à mão, de maneira que os conhecimentos de alguma utilidade para ele ficam soterrados, ou, na melhor das hipóteses, tão escondidos entre as demais coisas que lhe é difícil alcançá-los. Um trabalhador especializado, pelo contrário, é muito cuidadoso com o que leva para o sótão da sua cabeça. Não quererá mais nada além dos instrumentos que possam ajudar o seu trabalho; destes é que possui uma larga provisão, e todos na mais perfeita ordem. É um erro pensar que o dito quartinho tem paredes elásticas e pode ser distendido à vontade. Segundo as suas dimensões, há sempre um momento em que para cada nova entrada de conhecimento a gente esquece qualquer coisa que sabia antes. Conseqüentemente, é da maior importância não ter fatos inúteis ocupando o espaço dos úteis." e acredite a ciência moderna tem adotado este principio para descrever a memória,(the scientific american brasil ano 10, nº.119, edição deste mês). Já em relação aos vícios de SH, podemos "absolve-lo" das acusações uma vez que até mesmo Froid, usava de drogas ilícitas para curar seus pacientes. O grande "oh", de SH, está claramente no uso da razão sem interferência da emoção, um genio/sociopata, vulgarmente descrevendo-o. A final quem n gostaria de conseguir utilizar o cerebro (raciocinio/memória) da maneira perfeita, ou seja, sem interferencias sentimentais, traumas e medos?

27/3/12 18:31  

Enviar um comentário

<< Home