quarta-feira, fevereiro 06, 2008

América a votos: o lado Democrata

Depois de uma noite de grande equilíbrio, as duas candidaturas têm motivos para sorrir. Obama conquistou 13 dos 23 Estados em disputa. Impressiona o carácter transversal dos seus êxitos: Obama venceu no Sul “negro” (Alabama, Geórgia), no Nordeste liberal (Connecticut), no Midwest rural e conservador (Idaho, Utah, Kansas), em Estados progressistas e industriais (Illinois, Minnesotta) e até mesmo no inóspito Alasca. Por outro lado, conseguiu uma importante penetração no eleitorado “branco” (bateu Clinton nesse segmento eleitoral na Califórnia) e entre as mulheres.

Hillary obteve uma dupla vitória: estancou a recuperação estrondosa de Obama nos últimos dias, triunfando em Estados com grande peso demográfico (Nova Jérsia, Nova Iorque, Massachusetts e Califórnia), o que lhe permitiu conquistar um número de delegados semelhante a Obama. Além disso, os dados indicam que a base tradicional do eleitorado Democrata (hispânicos, classes mais desfavorecidas, liberais das Costas Leste e Oeste) apoia fortemente a sua candidatura.

Todavia, a noite teve igualmente um sabor amargo para ambos. Obama não conseguiu capitalizar a sua dinâmica de vitória nos “grandes prémios eleitorais” e a derrota na Califórnia (por 10 pontos) terá sido especialmente decepcionante. Hillary não obteve a entronização que a própria declarara como inevitável durante todo o ano de 2007. A luta continua pois renhida e os candidatos terão pela frente semanas de grande desgaste, com dezenas de debates, angariações de fundos e ininterruptas acções de campanha. Esta já não é apenas uma disputa política, mas também uma verdadeira batalha física e psicológica.

2 Comments:

Blogger nelio said...

decididamente, o bem pelo contrário tornou-se o meu "guia" para as eleições americanas. excelente trabalho... conciso e sumarento ao mesmo tempo, o que é difícil.

6/2/08 19:39  
Blogger José Gomes André said...

Fico muito satisfeito pelo seu comentário, ainda para mais sabendo que muita gente está a fazer uma boa cobertura do tema.

Abraço!

7/2/08 03:49  

Enviar um comentário

<< Home