quarta-feira, fevereiro 06, 2008

América a votos: o lado Republicano

Confirmaram-se as expectativas: McCain venceu nos principais Estados (Califórnia, Nova Iorque, Illinois, Nova Jérsia) e está na iminência de se tornar o candidato presidencial Republicano. Romney foi uma desilusão em toda a linha, triunfando apenas em Estados pouco relevantes e no Massachusetts (onde foi Governador). Não abandonou ainda a corrida, mas nem mesmo os milhões da sua fortuna pessoal o podem salvar de uma derrota anunciada.

Huckabee obteve excelentes resultados no Sul, vencendo no Tennessee, Arkansas, Alabama, Geórgia e na Virgínia Ocidental. O candidato mais à direita desta campanha conquistou o eleitorado conservador, que se revê no seu discurso anti-aborto, anti-imigração, favorável à posse de armas, com uma forte componente religiosa e centrado nos “valores da família”.

Pela sua capacidade de mobilização deste importante segmento eleitoral, Huckabee torna-se cada vez mais numa hipótese viável para a vice-Presidência, complementando a candidatura de McCain (um político mais moderado, com forte penetração nos independentes e nas regiões costeiras). Aliás, nos discursos de ontem, Huckabee e McCain trocaram elogios, antecipando justamente uma colaboração num futuro próximo.