quarta-feira, fevereiro 20, 2008

À Direita Nada de Novo

McCain venceu no Wisconsin por uma margem folgada e será o candidato do Partido Republicano nas eleições de Novembro. Mas continua a revelar dificuldades para convencer o eleitorado mais conservador, sem o apoio do qual não terá hipóteses de obter a Presidência.

Os números são esclarecedores: entre os eleitores “evangélicos”, Huckabee venceu com 56% contra 36%; 42% dos votantes consideraram que McCain “não é suficientemente conservador”; e entre os eleitores que se definiram como “muito conservadores”, McCain perdeu por 13 pontos.

Mike Huckabee reiterou a intenção de permanecer na corrida enquanto tiver hipóteses matemáticas de conquistar a nomeação (uma impossibilidade na prática, todavia). Huckabee pretende reforçar o seu peso junto do eleitorado conservador, o que poderá favorecer a sua escolha para Vice-Presidente (ao lado de McCain) ou talvez mesmo a repetição de uma candidatura presidencial em 2012.

Em todo o caso, são más notícias para McCain, por duas razões. Por um lado, porque a presença de Huckabee é um obstáculo político que o afasta ainda mais do eleitorado conservador. Por outro lado, porque obriga McCain a prosseguir a sua campanha, investindo fundos que poderia poupar para a eleição nacional.