quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Duvidanças de uma mente curiosa, 74

A propósito de Hillary Clinton:

1) Depois de uma vitória absolutamente extraordinária no Estado do Massachussetts, considerarão os americanos que a nova família real americana não mais são os Kennedy, mas os Clinton?

2) Conseguirá Hillary Clinton vencer Obama no Ohio no próximo dia 4, equilibrando a sua derrota certa no Texas?

3) Se conseguir ser eleita presidente dos EUA, e tendo em vista que os americanos têm o hábito de chamar Mr. President também aos ex-presidentes, será que o seu agregado familiar passará a ser chamado de Mr. and Mrs. President?

4) Se conseguir ser eleita presidente dos EUA, ficarão certos 24 anos consecutivos de administrações presidenciais americanas dominadas por apenas 2 famílias, os Bush e os Clinton. Democracia ou aristocracia electiva?

1 Comments:

Blogger José Gomes André said...

Duas notas, my friend:

a) Estou de acordo em relação ao ponto 4: é incrível que a América possa ser dominada durante 24 anos por duas famílias... Isso demonstra que a concentração de poder gerou uma espécie de sub-sistema de conhecimentos, ligações, apoios, etc. É por isso que o triunfo de McCain ou de Obama, na minha opinião, significaria certamente uma ruptura importante com algumas das tendências degenerativas da política americana.

b) Não seria tão taxativo no ponto 2: Hillary é favorita no Texas, devido à grande abundância de hispânicos no Estado (que têm votado 3 para 1 em Hillary). Mas estou de acordo quanto à importância do Ohio para a decisão final.

6/2/08 18:08  

Enviar um comentário

<< Home