quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Obama vence no Wisconsin

As últimas semanas têm sido um pesadelo para Hillary Clinton. Oito derrotas consecutivas são um número impressionante, mas os resultados de hoje podem ter sido a machadada final. Esperava-se uma vitória de Obama, mas não com uma clara vantagem de 17 pontos percentuais. Pior que esse facto, são os dados recolhidos à boca das urnas, os quais indicam que Hillary perdeu o apoio do eleitorado que até aqui lhe vinha sendo fiel.

As mulheres dividiram-se entre os candidatos; os votantes com menores rendimentos (abaixo de 50 mil dólares/ano) preferiram Obama (54% contra 44%); a faixa etária entre os 40 e os 64 anos (que representa mais de metade dos votos) escolheu Obama por margens superiores a 10 pontos; e 56% de entre os menos instruídos (sem um diploma universitário) votaram igualmente Obama.

O cenário é portanto de perda acentuada para Hillary, que persistiu numa estratégia inspirada em Rudy Giuliani, com péssimos resultados: concentrou esforços na Super Terça-Feira e nos dois grandes Estados do Ohio e Texas (que votam dia 4 de Março), mas desvalorizou as eleições que decorreram entre essas duas datas. Tratavam-se de Estados mais pequenos, é certo, mas as derrotas sucessivas provocaram uma nítida desmobilização entre o seu eleitorado.

Obama lidera na contagem de delegados e as sondagens revelam aproximações no Texas (onde chegou a ter desvantagens de 30 pontos) e no Ohio (embora neste último a vitória de Hillary seja praticamente certa). Será que ainda vamos ter mais surpresas, ou 4 de Março poderá mesmo ser o dia de confirmação de Obama como o vencedor Democrata?

7 Comments:

Blogger André, o campos said...

Cá está a "flor que desabrocha"...
(Private joke entre os autores deste blogue.)

20/2/08 15:25  
Blogger joshua said...

Let laugh a private laugh então, André.

20/2/08 18:31  
Blogger nelio said...

atenção, o comentário do jon tem um link para um vírus. deveriam eliminá-lo...

20/2/08 19:59  
Blogger José Gomes André said...

Obrigado Nelio, já eliminei. Espero que ninguém tenha sido prejudicado, mas só voltei ao blog esta noite.

20/2/08 23:41  
Blogger José Gomes André said...

Obrigado Nelio, já eliminei. Espero que ninguém tenha sido prejudicado, mas só voltei ao blog esta noite.

20/2/08 23:42  
Blogger José Gomes André said...

O André acusa-me de só me entusiasmar com os Democratas...

Mas ó André, podia ser de modo diferente?

As primárias Republicanas estão decididas há um mês. Actualmente é o McCain contra um extremista imbecil, que acredita no Adão e Eva, considera a homossexualidade um crime e acha que os imigrantes são perigosos terroristas. O McCain tem só o quádruplo dos delegados do Huckabee. Mais fascinante do que este duelo só se for o campeonato português de futebol...

Do outro lado, ao invés, temos as primárias mais disputadas dos últimos 50 anos, com um candidato "larger than life" e uma das maiores figuras públicas da vida americana. Assistimos a debates calorosos, uma mobilização nunca vista, comícios para milhares de pessoas (os Republicanos juntam umas dezenas a custo). E ao cabo de mais de trinta eleições, Obama e Hillary estão separados por 60 delegados (num universo de 2400).

Só alguém com um coração e uma cabeça muito empedernidos sente um entusiasmo idêntico ao olhar para as duas disputas...

21/2/08 04:21  
Blogger André, o campos said...

Felizmente não tenho o coração e a cabeça assim tão empedernidos: concordo com tudo o quer disseste.

Mas a flor que desabrocha não se encontra simplesmente no jardim dos democratas, mas sim no canteiro do tal "larger than life"...

21/2/08 12:49  

Enviar um comentário

<< Home