sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Os "media" sobre os "media"

Um dos factos mais interessantes e paradoxais do fenómeno jornalístico é a relação de amor-ódio que os próprios jornalistas mantêm com os eventos mediáticos. Não há órgão de imprensa que se preze que não tenha perdido horas com o “caso Maddie”, que não escalpelize os amores de Sarkozy, que não noticie de forma espampanante o apoio de Oprah Winfrey a Barack Obama, em suma, que não se delicie com os fait-divers da política nacional e internacional. E, ao mesmo tempo, não há órgão de imprensa que não tenha feito um debate com a presença de jornalistas (e os inevitáveis psicólogos) para denunciar os males dessa cobertura exagerada sobre temas inócuos.

Este espectáculo de auto-flagelação – ou, se preferirem, de esquizofrenia – é esclarecedor: os jornalistas odeiam os fenómenos mediáticos, mas não podem viver sem eles.

3 Comments:

Blogger sofia said...

odeiam? ou pretendem que odeiam para não se misturarem com os seus leitores/tele-espectadores por quem não nutrem tanto respeito assim?

8/2/08 11:50  
Anonymous Anónimo said...

Ora, se a coisa não passasse do “caso Maddie”, dos amores de Sarkozy, do apoio de Oprah Winfrey a Barack Obama, não andávamos assim tão malzinho...

8/2/08 12:51  
Blogger José Gomes André said...

Na mouche, Sofia, na mouche...

9/2/08 02:58  

Enviar um comentário

<< Home