segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Super Terça-Feira: os Republicanos

Aproxima-se o dia mais importante das Primárias americanas, no qual votarão vinte e um Estados, elegendo 1040 delegados (cerca de metade do total). Na análise dos resultados há que ter em conta dois aspectos: os Estados com maior população (e por isso com maior número de delegados) e os Estados em que existe um sistema de “o vencedor leva tudo” (que aumenta a sua importância face aos Estados onde se verifica um sistema proporcional).

McCain é claramente o favorito. É certo que na Califórnia (173 delegados) e na Geórgia (72), há dúvidas quanto ao vencedor, mas como o sistema é semi-proporcional, deve haver uma distribuição razoável de delegados que mantém a corrida nivelada. Contudo, McCain leva vantagens consideráveis (superiores a 20%) em importantes Estados de sistema “vencedor leva tudo”: Nova Iorque (101), Arizona (53) e Nova Jérsia (51). Uma tripla vitória nestes Estados, aliada a resultados positivos no Illinois e no Missouri (que as sondagens antevêem), serão suficientes para conduzir McCain ao triunfo no cômputo geral.

Romney era o favorito dos conservadores e gastou muito mais dinheiro que McCain, mas nunca conseguiu descolar nas sondagens. Só uma mobilização extraordinária dos sectores mais tradicionais do Partido Republicano poderia alterar um cenário de derrota iminente. Huckabee, o candidato da “Direita Religiosa”, poderá vencer nos bastiões “evangélicos” do Sul, mas esperam-no resultados fracos em Estados muito importantes como Nova Iorque, Califórnia ou Illinois. Não tem hipóteses no “quadro nacional”.