segunda-feira, março 03, 2008

Eleições americanas: adenda

As sondagens são inconclusivas e é provável que os resultados sejam renhidos na próxima terça-feira. Mas julgo que Hillary está mesmo em dificuldades. As últimas sondagens no Texas continuam a dar vantagem a Obama, e uma das mais recentes (Reuters/Zogby) coloca o senador do Illinois 4% à frente da sua adversária. E no Ohio a sondagem Reuteurs/Zogby mostra Hillary apenas com um ponto de vantagem.

Por sua vez, Hillary parece empenhada em sabotar a sua própria candidatura. Tudo começou com a divulgação de uma imagem de Obama, envergando vestes tradicionais quenianas, que a campanha de Clinton alegadamente terá utilizado para questionar o patriotismo do seu adversário e reavivar o receio de que Barack Hussein Obama seja na verdade um muçulmano não-confesso.

Seguiu-se uma prestação medíocre num debate televisivo no Ohio, onde Clinton se queixou (é a palavra certa) de ser sempre a primeira a responder às perguntas, recorrendo mesmo a um sketch de um programa humorístico para sustentar as suas lamúrias (ver vídeo). É escusado dizer que o eleitorado não recebeu bem esta estratégia de vitimização.

Para terminar uma semana desastrada, a campanha de Hillary lançou um anúncio televisivo grotesco, baseado numa política de intimidação do eleitorado. O vídeo é esclarecedor: uma crise mundial aterroriza a América. As crianças podem estar em perigo caso um candidato sem experiência seja forçado a reagir; mas com Hillary na Casa Branca haveria uma Presidente sempre preparada para atender o “telefone vermelho” e solucionar o problema. Pergunto-me se esta estratégia agressiva – na qual Hillary se revela mais “bushista” que o próprio Bush – não poderá no fim de contas prejudicar ainda mais a sua campanha...

1 Comments:

Blogger nelio said...

o vídeo é abjecto, mesmo. a perguntinha final, who do you want to answer the phone, é duma pobreza de espírito impressionante. será que os americanos ainda são sensíveis a este tipo de manipulação tão primária?

3/3/08 15:00  

Enviar um comentário

<< Home