quarta-feira, março 05, 2008

John McCain: o nomeado Republicano

Desde a sua vitória clara na Super Terça-Feira que McCain se tornara no favorito entre os Republicanos. Hoje, contudo, veio a confirmação matemática, depois de vitórias claríssimas no Vermont (72%), Rhode Island (65%), Ohio (60%) e Texas (51%). McCain pode agora concentrar esforços na campanha nacional, unir o partido e obter o apoio de figuras centrais entre os conservadores (o sector em que recolhe menos simpatia). É provável que ainda nesta quarta-feira McCain se desloque à Casa Branca, onde deve receber o apoio oficial de George W. Bush.

Mike Huckabee desistiu das Primárias, mas sai pela porta grande. Ganhou em oito Estados e foi o único que resistiu ao “furacão McCain”. Conquistou a preferência do eleitorado mais conservador e dos evangélicos – um segmento eleitoral fulcral do partido – e obteve resultados notáveis no Sul, onde os Republicanos são tradicionalmente fortes. Tudo isto com escassos recursos financeiros, um staff limitado e sem o apoio de figuras importantes do partido. Se recordarmos que Huckabee há apenas seis meses não tinha mais de 2% nas sondagens a nível nacional, podemos constatar como foi extraordinário e surpreendente o seu desempenho nestas Primárias.

Por isso mesmo o seu discurso de derrota foi optimista e transbordou entusiasmo. Huckabee recordou o seu sucesso entre os conservadores, mencionou a palavra “fé” pelo menos uma dezena de vezes e teceu rasgados elogios a McCain. Procura desse modo reforçar as suas hipóteses de ser escolhido para Vice-Presidente, e prepara, em simultâneo, uma eventual candidatura presidencial em 2012.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Deus" nos livre!!

5/3/08 18:33  

Enviar um comentário

<< Home