quinta-feira, março 06, 2008

O dilema Obama/Clinton

Como dar ao país uma imagem de união se não consegue sequer unir o seu próprio partido?

Se o país se divide ao meio em republicanos e democratas, o candidato nomeado será primeira escolha apenas para um quarto do eleitorado nacional. No fundo, como abandonar-se enquanto segunda escolha e enquanto "mal menor" do seu próprio partido?

3 Comments:

Blogger José Gomes André said...

Não concordo com a primeira parte do post. É a linha argumentativa típica dos media, mas não tem grande sustentação teórica. O facto de as Primárias serem disputadas não diminui as possibilidades do vencedor nas eleições gerais... Vê o caso do Kerry: em Fevereiro era o nomeado do Partido, teve o apoio de toda a gente, de todos os quadrantes, teve dinheiro a rodos e... perdeu.

É uma falsa questão. A união do Partido não interessa nesta fase. Por definição as Primárias são justamente o oposto de um processo de união: são um mecanismo de escolha, de separação das águas, de clarificação. O esforço de união do Partido ocorre depois de haver um nomeado. E dado o desastre da Administração Bush, e depois de 8 anos afastados da Casa Branca, não será difícil para os Dems criar uma forte união em redor desse candidato (seja Obama ou Hillary).

6/3/08 18:39  
Blogger André, o campos said...

Em circunstâncias normais, e falando em termos gerais, concordo contigo: se a união de um partido tivesse de ser entendida como unanimidade no seu interior, então não haveria sequer espaço para eleições primárias (e muito menos falo em possibilidade de vencer as eleições nacionais).

Mas cada vez penso mais no caso democrata como um caso especial: é que a animosidade extraordinária demonstrada na actual campanha parece-me suficiente para acreditarmos dificilmente na sinceridade do derrotado que apoiará o outro candidato dizendo que ele é o máximo: nunca o problema do "mal menor" numas primárias terá sido tão forte...

6/3/08 19:46  
Blogger joshua said...

Boceja-se aqui com tanto conteúdo norte-americanizante.

PALAVROSSAVRVS REX

7/3/08 10:56  

Enviar um comentário

<< Home