quinta-feira, março 20, 2008

Sou rico: tenho a melhor bolsa do mundo

Parece que a Fundação para a Ciência e a Tecnologia encomendou um estudo à Deloitte & Touche na avaliação das bolsas de doutoramento, segundo aqui noticia o DN.

Ansiosa por mostrar serviço, a empresa de consultoria demonstrou que cada doutorando recebe da FCT em Portugal 15 448 euros anuais, e 34 800 se desenvolver o doutoramento no estrangeiro. A FCT, claro, agradeceu o favor.

Convém no entanto esquecer o facto desses 15 448 incluírem o pagamento de uma propina à universidade que acolhe o doutorando, pelo que o dito investigador só vê pouco mais que dois terços desse valor.

Convém também esquecer o facto de a FCT pagar mais dinheiro a quem decide emigrar e produzir riqueza noutro país.

E convém ainda esquecer que há quase oito anos que o valor das bolsas não é actualizado nem em 1 cêntimo, o que significa afinal que o valor da bolsa decresce a cada ano que passa. Estranha forma de investir!

Mas é verdade que não temos razões de queixa, caros colegas bolseiros: como bem disse o presidente da FCT no ano passado, «os bolseiros não se podem queixar, porque fazem aquilo que gostam.» Estranha maneira, contudo, que o dito senhor teve de afirmar que ganha bem mais que nós com a consolação de que é um desgraçado sentimental na sua profissão...

1 Comments:

Blogger sofia said...

e o dinheiro que deve ter custado esse estudo? precisavam da Deloitte?
é que isso já eu sabia...
o sentieiro disse que não nos podíamos queixar...?? grande frase ..
adoro as demagogias portuguesas.

20/3/08 14:29  

Enviar um comentário

<< Home