sábado, maio 10, 2008

Apito final

Em resumo? Pinto da Costa suspenso por dois anos, Porto perde seis pontos, Boavista desce de divisão e União de Leiria perde 3 pontos. Não vale a pena criticar a pena propriamente dita, pois agiu-se de acordo com o quadro legal vigente. A haver críticas devem dirigir-se para esse mesmo quadro, não para a leitura que dele fez a Liga de Clubes.

o momento de aplicação da pena merece críticas. O conceito de “pena” significa justamente que há uma "punição" para o condenado. Ora as perdas de Porto e Leiria não têm repercussão na tabela classificativa, pelo que não há nenhum "castigo". Ficou provada a culpa, mas não havendo punição não há pena. Uma clara violação da filosofia do direito e um atentado à ideia de justiça.

Por outro lado, o FC Porto decidiu não recorrer da “pena” aplicada, no que se trata obviamente de um reconhecimento de culpa. O clube assume assim que se envolveu em práticas de corrupção desportiva. Entendamo-nos: o Porto obteve triunfos notáveis num passado recente e foi campeão nacional com mérito. Mas este caso abalará a reputação nacional e internacional do clube e deixará para sempre uma mancha negra na sua história. Ninguém esquecerá as suas conquistas do passado e do presente, mas também ninguém deixará de apontar para a nuvem cinzenta que paira sobre esses triunfos.

2 Comments:

Blogger André, o campos said...

O que mais espanta no regulamento disciplinar da Liga é que os clubes sejam punidos no presente por algo feito no passado: se um atleta vence os Jogos Olímpicos dopado, perde a medalha de ouro, e aquele que ficara em segundo passa a ser o vencedor. Não deveria então o Porto perder o título de campeão da época a que reportam os factos?

Quanto ao teu post, só tenho uma dúvida: que diabo é "uma clara violação da filosofia do direito"?

10/5/08 15:48  
Blogger José Gomes André said...

Realmente a palavra "filosofia" parece estar a mais... Ou então devia ter escrito "uma clara violação do espírito do direito". Ficava melhor... Mas tu não deixas passar uma! :)

12/5/08 03:29  

Enviar um comentário

<< Home