terça-feira, maio 13, 2008

Loureiro's concept of law

«O Presidente da Comissão Disciplinar da Liga veio dizer que se eu falar com um árbitro a tentar obter algo, o clube do qual eu for dirigente deve descer de divisão, mesmo que nada aconteça.», Valentim Loureiro dixit.

Valentim avança assim uma ideia precursora na política criminal, a da abolição nua e crua de todos os tipos de crime na forma tentada. Eu posso disparar quantas balas quiser sobre o Manel, se falhar não devo ser punido; eu posso tentar esfaquear o Joaquim, se ele fugir não devo ser punido; eu posso pretender atropelar aquelas cinco crianças que atravessam na passadeira, se elas se desviarem não devo ser punido...

No fundo, cada um de nós deveria poder ter a oportunidade de tentar a prática de qualquer crime. E só ser punido em caso de sucesso...
Uma duvidança impõe-se: porque é que há ainda quem dê audiência a esta corja?

1 Comments:

Blogger Miguel said...

Uns são corruptos na forma tentada, outros na forma consumada... pra mim, mero leigo nestes assuntos, não passam todos de corruptos.
Mas também não se deve deixar de apreciar que, ao menos, foi feito alguma coisa na tentativa da procura da verdade desportiva...
Mesmo assim, muita coisa tem de mudar...

13/5/08 22:52  

Enviar um comentário

<< Home