sábado, maio 17, 2008

Palpites

A Direita portuguesa torce naturalmente por McCain e há mesmo quem antecipe uma vitória Republicana na eleição presidencial americana. É o caso de João Pereira Coutinho, que escreve na “Única”: “Obama é cada vez mais o candidato dos jovens e, claro, da comunidade negra. Ao mesmo tempo, afasta-se do «centrão» moderado e já perdeu o voto religioso. «Sorry», rapazes. Não chega para ganhar em Novembro.”

Ainda é cedo para falarmos, mas eu não apostaria muito nisso. Os Republicanos estão em verdadeira queda livre, tendo perdido três eleições especiais nos últimos dois meses, ainda para mais em distritos fortemente conservadores. George Bush continua a bater recordes de impopularidade (já é considerado pelo público americano como o pior Presidente dos últimos 50 anos), a economia não descola e o Iraque permanece um atoleiro.

É certo que McCain colherá simpatia no eleitorado moderado, mas perderá muitos votos conservadores para a abstenção. E as sondagens não podiam ser mais claras: num momento em que McCain se passeia tranquilo pelo país sem adversários, e numa altura em que os Democratas continuam envolvidos numa luta fratricida, os estudos de opinião revelam que se as eleições fossem hoje, Obama ou Clinton conquistariam a Casa Branca.

1 Comments:

Blogger nelio said...

caro josé gomes andré:
tu que percebes umas coisas da sociedade americana, explica-me lá, a ver se eu consigo entender, como é que bush passou, em 5 anos, de bestial a besta. é que já todo o mundo tinha visto que este era o pior presidente desde há muito tempo e ainda os americanos acreditavam na sua demagogia. o que aconteceu para os americanos abrirem os olhos?

18/5/08 12:50  

Enviar um comentário

<< Home