terça-feira, maio 06, 2008

Primárias americanas: mais uma ronda

A disputa Democrata tem sido marcada por avanços e recuos, gerando um impasse tão extraordinário quanto desesperante. A vitória de Hillary na Pensilvânia permitiu uma aproximação a Obama, mas este compensou com bons resultados na “corrida paralela” ao apoio dos superdelegados, mantendo uma vantagem total de 140 delegados.

Esta terça-feira vão a votos a Carolina do Norte (115 delegados) e o Indiana (72). Todavia, a julgar pelos estudos de opinião, estas eleições não devem provocar grandes alterações no estado actual da corrida. Como referi anteriormente, a Carolina do Norte tem uma demografia favorável a Obama, pela existência de uma grande comunidade afro-americana e de um grupo activo de jovens estudantes. Hillary deverá vencer nas zonas rurais e talvez nos subúrbios, mas todas as sondagens apontam para um triunfo de Obama.

O Indiana promete uma eleição renhida, mas com algum favoritismo para Hillary Clinton. Obama é muito popular no Noroeste (uma área próxima de Chicago, onde o senador reside) e deverá recolher o apoio do eleitorado nas zonas urbanas (especialmente em Indianápolis). Contudo, o Indiana é em geral um Estado francamente conservador, e nas zonas rurais Hillary Clinton tem sido imbatível. Por outro lado, a grande fatia dos operários que habitam nos subúrbios de Indianápolis deverão alinhar com a antiga Primeira-Dama.

Média das cinco sondagens mais recentes: Carolina do Norte: Obama (49,6%), Hillary (42,6%); Indiana: Hillary (48,8%), Obama (43,8%).