segunda-feira, maio 12, 2008

[Pub.]

Chega esta semana às livrarias “O Regresso da América”, um livro que resulta da colaboração entre este vosso escriba e o Professor Viriato Soromenho-Marques. Este último redigiu a primeira parte, composta por cinco ensaios sobre aspectos variados da política americana, em particular sobre o posicionamento dos EUA no quadro internacional. Estes ensaios são movidos por uma preocupação comum: partindo da denúncia dos erros estratégicos cometidos pela Administração Bush, procura encontrar-se na singularidade da experiência americana os elementos nobres que a possam tornar (ainda) um exemplo para os desafios do futuro.

A segunda parte do livro, que esteve a meu cargo, serve de complemento a estes ensaios, apresentando os elementos fundamentais do sistema político e eleitoral americano. Ao longo de três capítulos, procuro explicitar a estrutura constitucional dos EUA, a organização do governo federal, os mecanismos eleitorais, uma breve história dos partidos americanos e a forma como estes seleccionam os seus candidatos. Em ano de eleições presidenciais, procurei dar resposta a algumas dúvidas mais comuns sobre este processo, em especial sobre as características do "Sistema do Colégio Eleitoral", as eleições primárias, a atribuição de delegados, a função dos superdelegados e o papel das Convenções Nacionais.

O resultado deste projecto, que muito me entusiasmou e divertiu, foi editado pela Esfera do Caos e estará à venda por 18,90 euros. Aqui entre nós – e se estiverem interessados em adquiri-lo – eu recomendaria que esperassem duas semanas e o comprassem na Feira do Livro por 15 euros. Fica mais em conta, parece-me. Espero que gostem!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Então, esperarei com muita ansiedade a feira do livro. Realmente ainda tenho muitas dúvidas no que diz respeito ao sistema legislativo Norte-Americano. Espero que este livro responda a algumas das minhas dúvidas.
Há sessão de autógrafos planeada?

12/5/08 19:09  
Blogger sofia said...

e na feira do livro dás autógrafos??

13/5/08 18:16  
Blogger José Gomes André said...

(sem acentos, estou em Italia) Vai haver uma sessao de autografos no dia 31 de Maio, a partir das 5h. Prevejo uma seca monumental, por isso se quiserem aparecer terei muito prazer! :)

13/5/08 21:55  

Enviar um comentário

<< Home