quarta-feira, maio 14, 2008

Sócrates e os cigarros

«Costuma perguntar-se, no entanto, se o poder soberano está adstrito às leis e consequentemente pode pecar. [...] Portanto, a cidade peca quando faz ou deixa fazer coisas que podem ser causa da sua própria ruína, e então dizemos que ela peca no sentido em que os filósofos ou os médicos dizem que a natureza peca, e nesse sentido podemos dizer que a cidade peca quando faz alguma coisa contra o ditame da razão. [...] A cidade, portanto, para estar sob jurisdição de si própria, tem de preservar as causas do medo e da reverência, pois de outro modo deixa de ser cidade. Com efeito, para aqueles ou aquele que detém o estado, é tão impossível correr ébrio ou nu com rameiras pelas praças, fazer de palhaço, violar ou desprezar abertamente as leis por ele próprio ditadas e, com isto, conservar a majestade, como é impossível ser e não ser ao mesmo tempo.»

SPINOZA, Tratado Político, cap. IV, § 4
(trad. Diogo Pires Aurélio)

2 Comments:

Blogger MFerrer said...

E se tratássemos mesmo do qu einteressa ?
Claro, claro, fumar é contra as leis que o proíbem em espaços públicos. Fumar num avião em espaço alugado, fretado, confinado e a altas altitudes , como sempre se fez em visitas oficiais é agora este escândalo?
E se tratássemos d eassuntos sérios. Aglobalização, as pequenas economioas complementares, a capacidade de matar a fome a muitos milhões com a utilização de energias renováveis, etc.
Alguam vez se pensou que Portugal poderia liderar a nível mundial a produção d eenergia limpa ?
Quantas unoiversidades, das grandes, gostariam de estar envolvidas neste programa?
Chega de populismos baratos e de cigarritos para rir.
MFerrer
http://homem-ao-mar.blogspot.com

14/5/08 16:36  
Blogger nelio said...

também acho, estou de acordo com mferrer. isto é mais um fait-divers qe não leva a lado nenhum. o voo não era público, o avião era fretado e quem estabelece as regras é o fretador. calhou bem todo este fumo para não pensarmos em mais um aumento nos combustíveis...

15/5/08 00:35  

Enviar um comentário

<< Home