sábado, junho 07, 2008

Inventário

Bela tarde de sexta-feira, passada na Feira do Livro.

Número de pessoas com que me cruzei: 289.

Pessoas que tinham sacos com livros: 16.

4 Comments:

Blogger Não Matem a Cotovia said...

Contaste as pessoas com quem te cruzaste ou foi só um número figurativo?
Pode ser que as restantes 273 pessoas ainda não tivessem decidido que livros comprar devido a um orçamento apertado; ou então chegaram à conclusão que tinham o orçamento tão apertado que não poderiam comprar mesmo nenhum; ou talvez andassem à procura de uma pechincha em especial; ou melhor ainda, à procura do teu livro... ;)
Não podemos deduzir logo que é pq os portugueses não lêem. Aliás, recentemente li uma teoria que chegava à conclusão de que os portugueses lêem mto mais do que se pensa, sabes porquê? As legendas... Lemos milhares de legendas todo o ano. E até já começam a aparecer algumas de bom português, pode parecer inútil mas é muito importante. E sabes que por causa disso temos uma velocidade de leitura muito superior aos, por ex, espanhóis, franceses, alemães, ingleses...
Estará a televisão a educar o povinho?

7/6/08 10:06  
Blogger Lugones said...

Caro amigo: contaste o número de pessoas com sacos, mas não contaste o número de pessoas com livros escondidos dentro dos casacos. Número de livros que roubei nesse dia: 5

9/6/08 00:24  
Blogger José Gomes André said...

Cara Helena, a ideia do post não era dizer que as pessoas não lêem ou que lêem pouco (assunto sobre o qual nada sei), mas apenas uma breve referência ao estranho evento em que se transformou a Feira do Livro: um local de passagem, onde se comem muitas farturas, onde se passeia o cão, e onde se "dá uma volta", mas onde muito pouca gente compra livros (o meu ou outro qualquer). Aliás, posso desde já avançar-te com certeza que esta será a pior edição (em termos de vendas) da última década.

Mas agradeço o teu comentário e essa referência à importância das legendas, que considero fundamental por dois motivos: o que referiste (a potenciação da leitura) e por um outro, muito relevante - a possibilidade de ouvirmos os actores falarem nas suas próprias línguas. Imagina lá o Sean Connery dobrado...!

Caro Lugones, prometo que da próxima vez vou estar atento a esse fenómeno paralelo... :)

9/6/08 02:13  
Anonymous Anónimo said...

caro amigo:
no dia 10 de Junho, fui (de propósito) outra vez à Feira do Livro aqui no Porto, munida que estava da informação sobre a editora que estava a vender o seu livro.
Para minha grande tristeza não o comprei e vou ser muito franca e dizer-lhe que a única diferença entre o preço das livrarias e o da feira do livro era apenas de 1€. O livro está muito caro (pelo menos para mim). Folheei-o e estou a lê-lo aos poucos. Mais uma ou duas páginas sempre que visitar uma livraria. Quase 19 euros, é muito!(17€ na feira). Não sabe onde o posso encontrar mais em conta?

11/6/08 22:58  

Enviar um comentário

<< Home