sábado, agosto 30, 2008

Conhecer Sarah Palin [actualizado]

Pondo de lado as considerações estratégicas da escolha, proponho que olhemos para a pessoa por detrás da jogada. Quem é Sarah Palin, candidata Republicana a vice-presidente dos EUA? 44 anos, antiga jornalista, jogadora de Basquetebol e participante em concursos de beleza, era há apenas três anos Presidente de Câmara de uma vila com 6 mil habitantes. Governa o Alaska há menos de dois anos.

Vejamos agora os seus princípios: Palin advoga um modelo energético baseado no aumento da exploração petrolífera, em particular nas reservas ecológicas e naturais do Alaska, mesmo que à custa das regulamentações ambientais.

Palin é contra o aborto em todas as circunstâncias, incluindo incesto, violação, malformação do feto ou perigo de vida da mãe. Opõe-se ao casamento entre homossexuais e defende que estes não devem ser aceites no exército. A Governadora do Alaska defende ainda o direito de porte de armas sem restrições e é a favor de um código penal mais severo, que estenda a pena de porte a um maior número de crimes e Estados.

Palin confessou que pouco se interessa sobre política externa, afirmando que acompanha a guerra do Iraque pelas notícias, tendo apenas começado a reflectir sobre o assunto no Verão de 2007 (!). Sobre o cargo de vice-presidente disse não saber do que se tratava, preferindo ocupar um "cargo produtivo".

A jovem Governadora considera ainda que a teoria da evolução é uma fraude e que o creacionismo devia ser ensinado nas escolas, entendendo que a Bíblia pode ser considerada um documento científico. Palin apoiou também o fanático religioso Pat Buchanan nas primárias Republicanas em 1996 e 2000, aparentemente por considerar George Bush demasiado moderado.

Uma nota final: Palin está envolvida num escândalo político de corrupção e abuso de poder no Alaska, actualmente sobre investigação federal.

Tendo em conta o historial médico e a idade de McCain, a possibilidade de Palin ocupar a Casa Branca é grande. Olhando para o seu percurso político e ideologia eu ficaria um nadinha preocupado.

[Nas últimas horas foram esclarecidos alguns aspectos da história de Palin que não correspondem ao que escrevi inicialmente. Palin não apoiou oficialmente Buchanan - embora tenha participado em acções de campanha do mesmo; não se opõe ao aborto em caso de perigo de vida da mãe; e o escândalo que está envolvido não é o de corrupção, mas exclusivamente o de abuso de poder - demitiu um comissário da polícia alegadamente porque este se recusou a demitir um soldado estadual, o antigo cunhado de Palin que luta pela custódia de um filho da sua irmã . Muda pouca coisa, mas pelas imprecisões, fica o meu pedido de desculpas.].

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Uma senhora que não se opõe ao ensino do creacionismo nas escolas... mas opõe-se à qualquer restrição contra o uso de armas nos EUA.

Ou seja: deixem que as escolas ensinem cretinices e que os criminosos possam comprar AK-47...

http://www.boston.com/news/local/articles_of_faith/2008/08/sarah_palin_on.html

Para não falar no seu curriculum político recheado de falcatruas…

http://online.wsj.com/article/SB122002615833483595.html?mod=googlenews_wsj

30/8/08 21:14  
Blogger mdsol said...

Nem me fale! Apre..
Mas agredeço a informação...

:)

30/8/08 21:44  
Blogger flautim said...

O eleitorado conservador republicado necessitava de ser "agarrado" e como tal surgiu Sarah Palin!
Será uma Bush(a)?

30/8/08 22:52  
Blogger MFerrer said...

Excelente esclarecimento que devia ser publicado todos os dias em todos os jornais. Infelizmente ainda vamos ver a nossa RTP a "conseguir " um furo carnavalesco com esta sinistra figura tirada de um conto dos Irmãos Grimm.
( Como não tenho outra forma d eoi fazer peço-lhe que me desculpe mas " à custa das regulamentações", quaisquer que elas sejam, não tem H.
Desculpe, não queria ser arrogante e por isso lhe peço que tire esse intrometido H que está a mais. Como a dita senhora
MFerrer

31/8/08 18:57  
Blogger José Gomes André said...

Obrigado pelos comentários. Continuo a achar a jogada política inteligente, mas quanto mais pesquiso informações sobre a senhora Palin mais preocupado fico.

Obrigado pela dica, mferrer. Já corrigi o lapso!

31/8/08 19:09  
Blogger Tinta Permanente said...

Arrepiante...

1/9/08 15:02  
Blogger Miguel said...

e agora sabe-se que a filha de 17 anos engravidou... não está fácil para Palin, dado os valores que defende.. E fica pior para McCain..

2/9/08 20:14  
Blogger Não Matem a Cotovia said...

Bem, espero por esta altura que as teorias da conspiração sejam verdadeiras e que os EUA possuam tecnologia secreta que os permita ir ao passado (uns bons séculos atrás), onde desencantaram essa senhora. Sinceramente, não é coisa deste mundo...
Mais impressionante ainda é pensar no que os distingue daqueles fundamentalistas que tanto odeiam, ou seja nada!

3/9/08 21:08  

Enviar um comentário

<< Home