sábado, agosto 23, 2008

Liga de Futebol

Começa este fim-de-semana o campeonato de futebol. À partida, este ano, a coisa promete:

1) O Sporting contratou pouco, mas fê-lo bem, e parece ser este o ano em que talvez se assuma como o mais forte candidato à vitória. Para Paulo Bento, poderá ser a época do agora ou nunca.

2) O Porto perdeu dois jogadores muito relevantes na equipa do ano passado (Assunção e, especialmente, Bosingwa), mas, resolvendo-se a bem a picardia "Quaresma", parece também poder vir a estar mais forte que no ano passado. Só que este ano tem concorrência.

3) O Benfica contratou muito (nem outra coisa se esperaria, depois da segunda pior classificação de sempre de um clube centenário) e, até ver, a coisa promete. Não para ser campeão, parece-me, mas para fazer boa figura. A ver.

4) Guimarães prepara-se para a mais exigente época da sua história. Depois de um terceiro lugar, e de uma participação na Liga dos Campeões, a fasquia está tão alta quanto nunca esteve. Ver-se-á como aguentam a pressão.

5) Braga reforçou-se, tal como o Benfica (mas à sua escala), muito e, até ver, bastante bem. É adversário de peso para Guimarães.

6) Setúbal tem um plantel com bons jogadores. Mas, mais que isso, tem o mais bem-falante treinador em Portugal num clube de uma das cidades mais mal-falantes do país. Ver-se-á como se resolve o contraste.

7) O que mais me empolga neste início de campeonato é, de longe, o facto de os três treinadores mais engraçados do futebol mundial estarem agora mesmo na berra: Manuel Cajuda, Jorge Jesus (adversários no Minho, tornando os jogos Guimarães-Braga provavelmente os mais cómicos da temporada), e, agora, o inenarrável Octávio Machado, que publica um livro onde finalmente fala mal deste ou daquele, referindo os seus nomes.

8) Mais uma vez, o futebol em Portugal mostra a massa de que é feito: para lá da Taça de Portugal, disputar-se-ão a Taça Carlsberg e a Liga Sagres. Não era preciso levarem a frase "o futebol inebria" tão à letra...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Poça, então o mais bem-falante de todos não é (e de longe) o sr. Paulo Bento?

25/8/08 15:24  

Enviar um comentário

<< Home