segunda-feira, agosto 04, 2008

Recomendação


Sai este mês, pelo Círculo de Leitores e pela Temas & Debates, pela primeira vez em tradução portuguesa (boa) por Diogo Pires Aurélio, e directamente do original latino, aquele que é um dos primeiros grandes textos modernos sobre a viabilidade da democracia.

Foi dele que os novos ideólogos anti-globalização, como António Negri e Michael Hardt (os tais do Império), recuperaram o conceito de multidão ao qual, nas suas palavras, "um novo proletariado pode beber uma nova metafísica". Foi também dele que outros retiraram a percepção de poder constituinte ou constitucional (antes de Sieyès), compatível com democracias-liberais. É um texto curto, incompleto, e, como se vê, aberto a muitas e distintas interpretações.

A quem se interessa por estas coisas da filosofia política, recomenda-se.

4 Comments:

Blogger mdsol said...

Registo a sugestão!

[embora atrasada.... vi o programa em que participou. Esteve bem. Posso sugerir uma coisa? Não se intimide com os "mais velhos". São hiperpaternalistas mesmo que estejam a dizer coisas óbvias. E a T. de Sousa interrompia-o muito mais a si do que aos outros... ou é impressão minha? Parabéns! ahh e não me desiludiu nada. Tem uma boa presença além das palavras...em TV não é dispisciendo.]

:)

5/8/08 13:02  
Blogger André, o campos said...

Se regista a sugestão pelo que viu na TV, não o faça, cara leitora. É que confundiu o André aqui em exercício de escrita: neste blogue há um André mais televisivo, que o dirige, e um outro mais discreto que se limita a deambular por aqui...

Esta recomendação provém deste último. (Sugiro ademais, para bem do meu masterblogger, que insira o seu elogio no posto imediatamente anterior a este, por favor)

5/8/08 14:04  
Blogger José Gomes André said...

Cara mdsol, obrigado pelas suas palavras e pelas suas sugestões. Ainda bem que gostou. E na próxima vez (wishful thinking) vou tentar fazer melhor... :)

André, excelente recomendação. Um grande texto de um grande autor. Quando vier de férias vou tentar prosseguir essa senda de boas recomendações político-filosóficas. Tem surgido material que vale a pena divulgar. Um grande abraço!

6/8/08 03:02  
Blogger mdsol said...

Peço desculpa pela minha distracção...de facto...Desculpem-me ambos! Mas vou dispensar-me de colocar o comentário ... no lugar! Afinal está tudo esclarecido...terei mais cuidado...

Mas caro andré, o campos, a sugestão foi registada independentemente. Até graficamente lá está a separação. E é assim a modos que...admitir que registava a sugestão, não pela sugestão em si, mas por outro qualquer motivo ... o que seria sempre fora de propósito! Ou não? (Não se fie na puberdade do Munch...é uma piada...)

Boas deambulações discretas (ou não).
:)

7/8/08 03:41  

Enviar um comentário

<< Home