quarta-feira, setembro 24, 2008

América a votos: ponto da situação

Exceptuando pequenas alterações na sequência das Convenções Nacionais dos partidos, a corrida presidencial americana tem-se mantido surpreendentemente estável. Desde o fim de Junho que Obama mantém uma ligeira vantagem, quer a nível nacional, quer nas sondagens Estado-a-Estado (aquelas que contam, em última instância). Uma média ponderada das últimas sondagens coloca o candidato Democrata com 3,5% de vantagem, e com um resultado de 273-265 no Colégio Eleitoral.

Obama mostra-se muito competitivo em Estados determinantes (Ohio, Iowa, Novo México), e até mesmo em Estados tradicionalmente Republicanos, como a Virgínia, Colorado e Indiana. McCain, por seu turno, procura sobretudo defender os Estados que alinharam com Bush em 2004, atacando os elementos mais frágeis da "coligação" Democrata - a Pensilvânia, o Michigan e o New Hampshire. Em todo o caso, não é difícil prever que esta será mais uma eleição muito equilibrada, na linha do que já sucedeu em 2000 e 2004.

Se desejarem um acompanhamento excelente das eleições americanas, sugiro uma visita ao blogue de Nuno Gouveia. Em língua inglesa, o 538 é absolutamente fenomenal, sobretudo para os apaixonados dos estudos de opinião, probabilidades e estatística. Para uma análise mais ligeira, mas igualmente rigorosa, veja-se o Pollster.com.