segunda-feira, setembro 08, 2008

Jornalismo nulo

O estado calamitoso do jornalismo nacional assenta sobretudo em duas causas: uma incrível preguiça dos que o praticam; e um desrespeito extraordinário pelo rigor do seu exercício. De um modo geral, os jornalistas preferem que as notícias e os raciocínios aterrem directamente no seu colo, em vez de os procurarem com afinco. E, do mesmo modo, preferem a especulação ao rigor, a conclusão apressada ao juízo maturado e fiel.

Um bom exemplo desta conduta é o hábito dos jornalistas em conduzirem os entrevistados a anuirem às suas próprias questões substantivas, para assim vincularem àqueles uma opinião que, na verdade, foi enunciada previamente pelos próprios jornalistas. Querem um exemplo desta estupenda "indução de opiniões"?

Humberto Costa e Nuno Saraiva entrevistam Jerónimo de Sousa para o "Expresso". A dado passo, o líder comunista critica o Governo, o PSD e o Presidente da República, considerando que há poucas diferenças entre eles. Os entrevistados perguntam então: "Quer dizer que há um triângulo Sócrates, Cavaco, Manuela Ferreira Leite?". Jerónimo responde: "A imagem é interessante". Alguém consegue adivinhar qual é a frase de chamada da entrevista?

Acertaram. Jerónimo de Sousa: "Há um triângulo Cavaco, Sócrates e Ferreira Leite". Aparentemente, pouco importa que o líder comunista nunca tenha proferido a frase, nem sequer tenha dito "concordo inteiramente com essa ideia", ou simplesmente "é exactamente isso". Nada, a não ser "a imagem é interessante". Mas afinal, o que é que isso importa? A realidade vai sendo cada vez mais um território facultativo para o jornalismo actual.

1 Comments:

Blogger MFerrer said...

E permitem-se estes arautos do patronato criticar o MPLA e escolhê-lo como alvo de todas as merdas que escrevem.
Uma vergonha, um caso de racismo disfarçado e de neo-colonialismo da treta.
Era só ver a coragem dos ditos quando em Angola três ou quatro exércitos combatiam cidade a cidade e rua a rua, era vê-los borrados de medo e a apoiar a Unita e o exército da A. do Sul.
Até fizeram entrevistas ao criminoso do Holden Roberto.
Haja memória destes gajos que continuam a sonhar com as colónias e com a superioridade dos colonialistas para explicarema os pretos como é a liberdade.
Fxxx-se!
MFerrer

8/9/08 22:13  

Enviar um comentário

<< Home