quarta-feira, março 14, 2007

Produtos Seleccionados

1. “Música no coração”, no Lóbi do Chá. Com a ironia do costume, um excelente texto sobre uma notícia na primeira página do “Expresso”, onde se procura criar a imagem de um Sócrates ternurento, carinhoso, compassivo.

2. “Outlier: a carta do ministro”, no Margens de Erro. Em torno das recentes fanfarronices de António Costa, sempre pronto a distribuir traulitadas pelos seus críticos.

3. “O complexo”, no Da Literatura. A partir da estranha indignação de algum jornalismo sobre o “caso Mantorras”, apanhado a conduzir com carta de condução inapropriada. Eduardo Pitta é inquestionavelmente um dos melhores bloggers portugueses.

4. “Condorcet: o Protestantismo, o Catolicismo e o Analfabetismo Luso”, no Apaniguado. Uma interessante reflexão sobre as raízes do analfabetismo e da literacia, contrariando habituais preconceitos e relendo o processo de educação das massas à luz dos nacionalismos do século XIX.

5. As diferentes impressões de Pedro Correia sobre a sua viagem à Suécia, no Corta-Fitas: uma, duas, três.

6. Para finalizar, um espantoso projecto de Bernardo Rodrigues (O Arco e a Orquídea), revelado e comentado no A Barriga de um Arquitecto.

Etiquetas: ,