segunda-feira, maio 21, 2007

Cai o pano

O FC Porto, algo abúlico nas últimas semanas, acabou por conquistar o título. O Desp. Aves, como o Professor Neca havia prometido, participou na festa. Pela magnífica primeira volta (40 pontos em 45 possíveis), o FC Porto mereceu a vitória, embora sem a autoridade e classe com que nos habitou nos últimos vinte anos. Quaresma é o homem do campeonato, Postiga e Adriano, alternadamente, foram decisivos.

O Sporting produziu o futebol mais espectacular, mas foi inconsistente durante um curto, mas essencial, período – o que lhe custou a perda de pontos determinantes (empates com Belenenses, Paços de Ferreira, Boavista, Aves). O título assentava bem ao trio Veloso-Nani-Moutinho, mas terá que ficar para a próxima. Liedson provou (uma vez mais) que é o melhor avançado em Portugal.

O Benfica pagou caro um início de época muito fraco, com 3 derrotas em 10 jogos. Durante várias semanas foi a melhor equipa portuguesa, mas baqueou nos momentos decisivos. Problemas físicos de unidades nucleares, a carência de um avançado goleador regular e alguma inépcia psicológica foram determinantes. Ironicamente, acaba o campeonato estando invicto há 20 partidas (a última derrota ocorreu num longínquo 18 de Novembro).

Para o ano há mais.

Etiquetas: