quarta-feira, junho 20, 2007

Notas do debate

Sá Fernandes (14 valores). Começou mal, com os tiques moralistas habituais do Bloco, mas melhorou quando deixou de utilizar a expressão “eu denunciei”. Excelente no capítulo dos transportes, insistindo na necessidade de criar redes de eléctricos modernos no centro de Lisboa. Confirmou uma imagem de independência e de paixão pela cidade.

Ruben de Carvalho (16). Uma agradável surpresa. Doseou uma fina ironia com a apresentação de propostas sérias, valorizando o capital humano da Câmara – quando Telmo Correia enxovalhava os funcionários. Muito bem ao relevar a importância de a Câmara não ser tomada de assalto pelo poder central, numa crítica à deriva autoritária de Costa.

Helena Roseta (13). Uma ligeira desilusão. Bom início, trazendo para a mesa o tema da cidadania e do necessário envolvimento dos cidadãos na política municipal. Igualmente positivo o apelo ao entendimento entre os candidatos. Pena que tenha batido tantas vezes nessa tecla, e sobretudo que tenha sido tão vaga em relação aos projectos urbanistas para Lisboa. Uma pessoa da sua experiência na área deveria ter sido mais objectiva e arrojada.

António Costa (8). Um desastre. O estilo arrogante é insuportável: um semblante de estadista postiço, um sorrisinho sarcástico e pose de vencedor antecipado. As propostas são o triunfo da vacuidade: é preciso uma cidade “amigável” e um executivo “rigoroso”. Insistiu na ideia de que a cidade tem tudo a ganhar com um aeroporto longínquo (ao menos é original). Voltou a utilizar o argumento hipócrita de que pode resolver os problemas financeiros devido ao bom entendimento com o Governo, e voltou a pedir uma “maioria absoluta”. A julgar pelo que se viu, vai sim continuar a obter uma minoria cada vez mais absoluta.

Carmona Rodrigues (10). Decidiu não atacar Negrão, para ultrapassar a imagem de um político ressentido. Contudo, a abordagem aos problemas financeiros foi péssima, procurando justificar o injustificável, ao traçar um cenário em pleno divórcio com a realidade. Falou do passado, das propostas do passado, das ideias do passado. Ficou a dúvida sobre como pretende corrigir os (muitos) erros destes últimos anos.

Fernando Negrão (10). Sensaborão. Parece sério, honesto, racional, mas continua a ser um peixe fora de água. Esteve bem ao considerar a Portela fundamental para o desenvolvimento do turismo, mas as suas propostas sobre a mobilidade foram surrealistas (vários parques de estacionamento na Baixa para resolver o problema do trânsito???). Foi demasiado brando para com Costa e teve várias tiradas absolutamente inócuas.

Telmo Correia (14). Péssimo início, com críticas demagógicas sobre o número de assessores de Carmona, seguido de uma diatribe contra os funcionários da Câmara. Melhorou progressivamente, e foi o que melhor falou sobre os problemas da segurança, do turismo e (espantemo-nos!) do ambiente. O mais acutilante dos intervenientes, foi também o autor da frase da noite, ao afirmar que “António Costa saiu do Governo, mas o Governo não saiu dele”.

Etiquetas: ,

5 Comments:

Blogger sofia said...

não vi o debate. mas estás muito professor marcelo...
mas obrigada pelo resumo na mesma

20/6/07 11:40  
Anonymous Anónimo said...

Eu decidi, está decidido.

Vou votar no candidato que prometa ir todos os dias para a CML, mais o seu staff, de bicicleta.

Caso haja mais que a prometer tal, votarei no que usar bicicletas à vela.

20/6/07 13:29  
Anonymous Anónimo said...

(mais que um)

20/6/07 13:29  
Blogger André, o campos said...

A Sofia tem razão, Zé: este foi o momento "Marcelo Rebelo de Sousa" do bempelocontrario...

Cumprimentos aos dois.

20/6/07 15:29  
Anonymous Anónimo said...

e eu estou de acordo com os comentaristas em que o autor "armou em prof. Marcelo", mas como acho a ideia muito prática e elucidativa venham mais posts com ou sem classificação, porque eu gosto de saber como está a equipa alargada de candidatos...

24/6/07 10:15  

Enviar um comentário

<< Home