quarta-feira, junho 27, 2007

Um verdadeiro defensor da liberdade

George Orwell (Eric Blair) nasceu há 104 anos. Numa época em que o comunismo e outras formas de extrema-esquerda surgiam no horizonte como alternativas ao caduco modelo fascista, Orwell denunciou veementemente o Estalinismo e revelou o que estava por detrás deste mito: o facto de o comunismo não passar de nova variação totalitarista, que menosprezava os direitos individuais e hostilizava a liberdade de expressão, a liberdade religiosa, a soberania popular e o valor da cidadania. Fê-lo através de notáveis peças jornalísticas, mas sobretudo na arte do romance.

Num período em que a democracia parece de novo combalida, e em que crescem novas formas autoritárias de controlo político, alimentando-se justamente das insuficiências e dos riscos dos sistemas democráticos, é urgente voltar repetidamente aos seus escritos.

“Era um dia frio e soalheiro de Abril, e os relógios batiam as treze horas. Winston Smith, de queixo fincado no peito num esforço para fugir ao vento impiedoso, esgueirou-se rápido pelas portas de vidro da Mansão Vitória; não tão rapidamente, porém, que pudesse impedir um turbilhão de terra de entrar com ele. [...]

O vestíbulo cheirava a couve-repolho cozida e a velhos capachos de trapos. Na parede do fundo fora pregado um cartaz colorido, grande de mais para um interior. Representava apenas uma cara enorme, de mais de um metro de largura: o rosto de um homem de uns quarenta e cinco anos, com um grande bigode preto e traços rústicos mas atraentes. Winston encaminhou-se para a escada. [...] A casa ficava no sétimo andar, e Winston subiu devagar, descansando várias vezes no caminho. Em cada patamar, diante da porta do elevador, o cartaz da cara enorme fitava-o da parede. Era uma dessas figuras cujos olhos seguem as pessoas por toda a parte. O GRANDE IRMÃO VELA POR TI (Big Brother is watching you), dizia a legenda.” (Mil Novecentos e Oitenta e Quatro).

Etiquetas: ,

3 Comments:

Blogger Ângulo Saxofónico said...

Hmmm... Estalinismo sem duvida. Mas experimenta vir aos EUA que vais encontrar muitos posters semelhantes (a comecar pela perola da Homeland Security). Creio que Orwell era, de facto, um verdadeiro defensor da liberdade frente a todo o tipo possivel de totalitarismos, sem esquecer o da consecucao da nossa utopia transparente. Grande abraco e desculpa a ausencia de sinais graficos.

27/6/07 15:29  
Blogger José Gomes André said...

Estou de acordo contigo: Orwell denunciou todas as formas de totalitarismo, e tenho a certeza de que o império securitário e paranóico criado pelos Republicanos de Bush mereceria um romance pelo menos tão mordaz quanto o 1984.

Boa estadia na Nova Inglaterra! Um abraço!

28/6/07 01:57  
Blogger Movimento Pela Net Mais Barata said...

Muito bom!
Excelente crónica!
Ri a bom rir. Já valeu a pena passar por aqui. Passa pelo nosso blog e deixa as tuas impressões o contributo parece muito válido.
Abraço.

30/7/07 16:39  

Enviar um comentário

<< Home