terça-feira, abril 03, 2007

Ainda o clássico

Na semana passada – e a propósito do FC Porto-Sporting – trouxe até aqui uma prova irrefutável de que os mundos paralelos existem: cortesia do site oficial do FC Porto. Oito dias depois, confirma-se que a malta do site tem talento para a comédia. Ora vejam este belo naco de prosa sobre o Benfica-FC Porto:

“Lucho González teve um instante infeliz, Renteria não teve sorte no último instante do desafio. Em escassos minutos, definiu-se uma história que esteve a ser escrita em mais de 80, muito por culpa da postura de um Dragão imperial, um verdadeiro Campeão, uma equipa sobranceira, confiante e decidida. O F.C. Porto apresentou-se fortíssimo e, pela coragem demonstrada, merecia regressar a casa vitoriosa. (...)

Ao contrário da tendência de todas as antevisões, desmentindo o ridículo do costume, o F.C. Porto entrou no Estádio da Luz com a intenção clara de vencer e com o intuito de mostrar aos desatentos que continua a ser um fortíssimo candidato a um título que é seu. O Dragão instalou-se em toda a largura do relvado, dispensou cuidados ou tibiezas e correu de imediato pelos três pontos.

A primeira parte do Campeão foi fantástica. Ainda antes do golo de Pepe, num golpe de cabeça precioso a coroar uma exibição de gala do central que, em sociedade com toda a defesa, actuou sempre em patamares superiores, já Adriano tinha ficado a milímetros de inaugurar o marcador, na sequência de um passe simplesmente genial de Lucho González.

A produtividade do F.C. Porto tinha reflexos no marcador e a vantagem era mais do que justa, face ao domínio incontestado, ao rigor da sua máquina e ao desempenho de todos os seus atletas. O Dragão chegava ao descanso muito à frente do seu adversário, com uma expressão que até podia ser mais carregada.

A segunda parte seria marcada pela esperada reacção do Benfica e pela conjugação de factores negativos que penalizaram o F.C. Porto. O meio-campo azul e branco perdeu fulgor com a saída forçada de Raul Meireles e pela inferioridade física de Paulo Assunção, peças fulcrais na filtragem de jogo adversário e o empate surgiria num desvio infeliz do capitão portista. Um autogolo com um certo sabor a injustiça, tão perto de um prémio que teria sido adequado à dedicação de todos os Dragões presentes no relvado.

Nos descontos, uma arrancada de Cech e uma oportunidade flagrante de Renteria podiam ter levado à euforia os portistas presentes nas bancadas e os milhões que sofreram à distância. Teria sido perfeito. O empate, apesar de tudo, mantém o F.C. Porto em posição privilegiada. (...)”

Quase perfeito. Só lhe faltou mesmo uma pontinha de objectividade...

Etiquetas: , ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bem, se formos a falar de sites dos clubes, sou capaz de encontrar duas ou três pérolas nos dos outros dois grandes... e também ainda me lembro de como foram as primeira páginas de muitos jornais mais «virados ao sul» quando o FCP foi campeão europeu, como se o ser fosse algo fácil...

Mas os «mundo paralelos» sempre existiram no mundo do futebol e desde, infelizmente, que não hajam cadeiras a voar têm a sua piada e dão uma certa cor à coisa! Afinal uma discussão de futebol é isso mesmo; «o meu clube pode não jogar nada, mas é muito melhor que o teu...»
É a relatividade das «opiniões», Einstein não diria melhor! :)
É como colocar o Renteria a jogar...é uma questão de opinião! Poupem-me...

Cumprimentos

4/4/07 15:06  
Blogger José Gomes André said...

Caro JN,

Estou de acordo consigo: os sites dos clubes, independentemente da sua cor, são muito permeáveis a estas análises subjectivas. Todavia, isso parece-me ser um contra-senso. Em rigor, estes sites devem servir para informar o leitor, pelo que se requer o mínimo de imparcialidade e objectividade.

Claro que não estou à espera que o site do Porto elogie os triunfos do Benfica, nem que o site do Benfica teça loas à carreira de João Moutinho, mas não me parece que este tipo de efabulações (como aquelas que o post ilustra)
beneficie o espectador comum, ou os próprios adeptos do clube...

Um abraço!

5/4/07 17:18  

Enviar um comentário

<< Home